quinta-feira, 22 de março de 2018

Dois Irmãos realizou a reunião da Regional AMVRS/AMPARA da UNCME-RS

Na manhã do dia 21 de março de 2018, o município de Dois Irmãos recebeu a Regional AMVRS/AMPARA da UNCME-RS para realizar a primeira reunião.

OS/AS presentes foram agraciados/as com a apresentação da música Graciane que atua no Projeto Global do Município.


 A presidenta do CME de Dois Irmãos, Conselheira Janete Sausen da Silva, deu as boas vindas e apresentou as autoridades presentes: Secretária de Educação, Sra. Denise Maldaner, Coordenadora Estadual de Educação, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, e a Prefeita e Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos, Sra. Tânia Terezinha da Silva.



Cada autoridade, em suas falas, expuseram que é preciso articular os trabalhos dos CMEs com as Secretarias de Educação, pois dessa forma haverá mudança via Políticas Públicas. Além disso, que é preciso discutir o novo FUNDEB, uma vez que a Educação precisa de investimentos. Outra questão que precisa de atenção é o papel da Escola e o das Famílias, pois os/as professores/as precisam ser respeitados e valorizados. Todas encerraram se colocando à disposição e a Senhora Prefeita encerrou desejando "que tenhamos força para levantar a cada tombo".

Após o Coordenador Regional, Conselheiros Charles H. R. dos Santos deu prosseguimento a reunião ao ler o poema Lógica de Einsten, que ora é compartilhado:

A Lógica de Einstein!
Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado.
Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.
A outra, vendo seu amiguinho preso, e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim, quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:
- Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como?
- É simples: - respondeu o velho.
- Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não seria capaz.

O Conselheiro Charles colocou que Educação se faz com apoio técnico e pontes para que os avanços ocorram e as demandas sejam supridas, e ainda, que é preciso dialogar sobre as divergências, para não gerar violências e sim soluções para todos/as. Precisamos mudar nossa realidade!



Na sequência foram tratados os assuntos da UNCME-RS: anuidade, filiação, CONAE etapas municipais, estadual e nacional, Encontros da UNCME e agenda das reuniões.

As nutricionistas responsáveis pela Alimentação Escolar das Redes Municipais de Ensino também foram e realizaram uma reunião aparte para troca de experiências.

A próxima reunião será aqui em São Leopoldo e já estamos organizando a atividade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário