segunda-feira, 19 de junho de 2017

CME/SL presente no Seminário Desafios da Educação Infantil de São Gabriel


No intuito de partilhar conhecimentos e levar um pouco da história de nossa cidade, estivemos no município de São Gabriel/RS, no dia 17 de junho de 2017, representados pela Professora Zaira Carina Corneli, Conselheira e Vice Presidente do CME/SL e pela Professora Caroline Kempfer Bianchini, Assessora Técnica deste Conselho.



Neste encontro iniciou o Seminário promovido pelo Conselho Municipal de Educação de São Gabriel - CMESG, em que abordamos aspectos legais e pedagógicos, com o seguinte título "Educação Infantil - Educar e Cuidar: transformações com o passar da história". Dentre as legislações apresentamos a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e dos Adolescentes, Lei de Diretrizes e Bases, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e Plano Nacional da Educação, destacando direitos e deveres que estas apontam tanto para os trabalhadores em educação quanto para os estudantes. Quanto ao fazer pedagógico, as Diretrizes foram o fundamento legal, ilustrado com fotos e vídeos de vivências das crianças da EMEI Antônio Leite, de nossa cidade.

A mesa de abertura do Seminário contou com a Presidente do CMESG Sra. Rosane Maciel da Silveira, a Diretora da Escola Ginásio de São Gabriel Sra. Carolina Fialho, a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Sra. Berenice Jardim e a Vice Presidente do CME/SL Sra. Zaira Carina Corneli. A Sra. Berenice acolheu o CME/SL e enfatizou que "Precisamos investir cada vez mais na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica e tão importante na constituição dos sujeitos". Os participantes, em torno de 120 pessoas, eram professores, monitores, gestores, visitantes de outros municípios e estudantes do Curso de Magistério do Instituto Mena Barreto.

O evento continuará dia 1 de julho, com oficinas que aboradarão educação ambiental, inclusão, projetos, cidadania, enfim.

Muito importante as trocas que estas atividades proporcionam, pois o CME/SL, já com 45 anos, com Sistema de Ensino próprio há 10 anos, tem muito a contribuir, mas da mesma forma a aprender com outras experiências de nosso Estado.


Caroline Kempfer Bianchini – Assessora Técnica CME/SL

Nenhum comentário:

Postar um comentário