segunda-feira, 19 de junho de 2017

3º Encontro do Curso A Importância do Espaço/Ambiente na Educação Infantil em Parceria com a UNISINOS


No dia 13 de junho ocorreu o 3º Encontro do Curso A Importância do Espaço/Ambiente na Educação Infantil na sede da UNISINOS, parceira do CME/SL nesta (trans)formação. 

A Professora Marita Redin palestrou sobre "A escola da criança como espaço de infância: ambiente de relações e descobertas". Durante a manhã a Professora relatou suas experiências e suas percepções de como as escolas organizam seus espaços e ambientes. Além disso, contextualizou a Educação Infantil a partir das necessidades das crianças. Realizou indicações de livros e filmes para que as cursistas ampliem seus horizontes e possar dar voz às crianças e terem ouvidos sensíveis.


Após sua fala a Professora disponibilizou materiais diversos para que as cursistas brincassem e vivenciarem os materiais no ateliê da Brinquedoteca da UNISINOS. Muitas foram as interações e as ideias que surgiram para que os ambientes e as práticas sejam transformadas nas escolas.

No mesmo dia estava ocorrendo uma mostra de espaços da Educação Infantil no saguão do Prédio B, organizada pelo Professor Paulo Fochi.

Nos dois espaços foi possível observar que os brinquedos holísticos proporcionam a criatividade para solucionar os desafios, mas para isso é preciso a interação das professoras.

A manhã foi finalizada com a Professora Marita Redin dizendo que: "Escola é o lugar onde a criança passa a maior parte do tempo, portanto, deve ser o lugar privilegiado para interações felizes."

Acesse o link e veja a apresentação da Professora Marita Redin:
A escola da criança como espaço de infância: ambiente de relações e descobertas


O CME/SL comprometido com a Educação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário