segunda-feira, 24 de outubro de 2016

5º Encontro da Formação sobre Documentos Escolares



Dia 20 de outubro ocorreu o último encontro da formação sobre Documentos Escolares. Foram cinco encontros que trataram sobre a emissão, arquivamento e descarte de documentos. Construção de Regimento Escolar também foi explanado por ser tema correlato. Os certificados ficarão disponíveis na Pasta Formação Continuada.

Desejamos sucesso a todas e a todos!


Reunião de outubro dos Coordenadores Regionais da UNCME-RS



No dia 21 de outubro ocorreu a reunião mensal dos Coordenadores Regionais da UNCME-RS em Porto Alegre-RS. A assessoria técnica do CME/SL também participou a convite da Coordenadora Estadual da UNCME-RS, Conselheira Fabiane Bitello, uma vez que a Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Sra. Gilvânia Nascimento, estava presente para o fortalecimento da entidade e dos Conselhos. 

Durante a reunião se fez presente o Presidente em exercício da FAMURS, Sr. Marcelo Luiz Schreinert, Prefeito de São Jerônimo. Ele defendeu a criação de Políticas Públicas para a melhor Gestão e destacou que Direitos e Deveres são parceiros inseparáveis para uma Educação de Qualidade.

A próxima etapa é cada Coordenador levar para suas Regionais as informações recebidas e as discussões realizadas.


Para saber mais acesse: www.uncmers.com.br ou Facebook UNCME-RS


Um bom trabalho a todos e a todas!

2ª Semana do Bebê em Nova Hartz

Fotos: Caroline K. Bianchini e PM Nova Hartz


No dia 17 de outubro ocorreu a abertura da 2ª Semana do Bebê em Nova Hartz. O Evento foi realizado no Espaço Cultural Pastor Wartenberg e contou com a participação da Coordenadora Estadual da UNCME-RS, Conselheira Fabiane Bitello, que falou sobre a Meta 1 do Plano Nacional de Educação, as bases legais da Educação Infantil e as expectativas quanto ao atendimento às crianças.

Para saber mais acesse: 2ª Semana do Bebê

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Contatos com o CME/SL

Informamos que o CME/SL está, no momento, somente com acesso à Internet. Dessa forma, os contatos devem ser realizados por e-mail e/ou pessoalmente na. Faremos nova divulgação assim que a linha telefônica estiver normalizada.


Agradecemos a compreensão de todos e de todas e estamos à disposição!

Último encontro da Formação sobre PPP - 1ª Edição



No dia 06 de outubro ocorreu o último encontro da Formação sobre Projeto Político-pedagógico - 1ª Edição. O Fechamento dos trabalhos girou em torno das questões práticas para o levantamento de dados e construção dos documentos, além das dúvidas em geral que as presentes possuem do seu dia a dia. A pesquisa realizada entre as presentes aponta a necessidade de realizar uma 2ª Edição.

Para ver a apresentação acesse o link: ões Práticas para construção do PPP

Fortalecimento das Redes de Proteção acerca das FICAIs




No dia 04 de outubro ocorreu um encontro das Equipes Diretivas das Escolas Municipais de São Leopoldo com o a Dra. Maria Regina Fay Azambuja, promotora do CAO Infância - MP POA. O intuito foi de fortalecer as ações que antecipam a emissão das FICAIs. Durante sua fala a Dra. Maria  Regina explanou sobre a FICAI on line. 

A Mesa Diretora do CME/SL estava representada pelas Conselheiras Regina Urmersbach e Zaira Carina Corneli. O Colegiado recebe informações da emissão das FICAIs nos mês de março e agosto, após análise, é deliberado ações a fim de instrumentalizar a Promotoria da Infância e Juventude de São Leopoldo para suas devidas providências.

Dra. Maria Regina destacou que os professores não podem ser omissos e precisam encaminhar as situações aos órgãos competentes, mas principalmente, que ajam de forma rápida e na constatação das situação afim de resgatar os estudantes antes que estes desistam da escola.

Cada entidade da Rede de Proteção precisa fazer a sua parte!

Formação sobre Monitoramento e Avaliação do PEERS



No dias 29 e 30 de setembro ocorreu a formação de Monitoramento e Avaliação do PEERS realizada pelo MEC representado pelo Sr. Roberval Angelo Furtado e pela Rede de Assistência Técnica, por meio da Sra. Márcia Adriana Carvalho. Na abertura dos trabalhos o Secretário Estadual de Educação , Sr. Luís Antônio Alcoba de Freitas, esteve presente e falou sobre a importância da fiscalização para o cumprimento das leis e por isso considera importante a formação em tela.


O Sr. Roberval explanou sobre os Planos de Educação dos estados e dos municípios, que dois estados e quarenta cidades do Brasil estão com seus Planos ainda em construção. Neste momento, todos os outros entes federados precisam ter ações de monitoramento e de avaliação das estratégias e das metas para que os Planos se efetivem.

Nesse processo de acompanhamento os Conselhos e Fóruns de Educação precisam organizar-se para as devidas providência e unir forças em prol da qualificação da Educação. O MEC está ofertando curso e dará suporte técnico para auxiliar na organização dos trabalhos, mas as entidades que estão designadas em Lei para acompanhar os Planos são quem farão os trabalhos.

A diretoria da UNCME-RS esteve presente nesta formação e foi representada pela Coordenadora Estadual, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, e 1ª Vice-coordenadora Estadual, Conselheira Maria Cristina Sandim Conrad.


Em paralelo, os municípios estão recebendo formação para realizarem o que lhes competem.


Desejamos um bom trabalho a todos e a todas!

1ª Plenária na Nova Sede



Dia 28 de setembro ocorreu a primeira Plenária na nova sede do CME/SL. As conselheiras foram agraciadas com música e deliciosos bolos. Várias questões educacionais foram discutidos a fim de qualificar a Educação capilé. A próxima Plenária Ordinária ocorrerá no final de outubro.

4º Encontro sobre a Formação dos Documentos Escolares



No dia 22 de setembro ocorreu o 4º Encontro sobre a Formação dos Documentos Escolares. Nesse dia inicialmente foi realizada uma dinâmica de integração e após houve a explanação sobre normas para emissão de Regimentos Escolares e relatos de experiência. 

Acesse o linck e veja a apresentação: Normas para elaboração

Três Coroas sedou a reunião da Regional AMVRS/AMPARA da UNCME-RS



Dia 21 de setembro a cidade de Três Coroas  sediou a reunião mensal da Regional AMVRS/AMPARA da UNCME-RS. Durante o dia as conselheiras discutiram a Educação Musical e a nova organização da Educação de Jovens e Adultos - EJA a partir da obrigatoriedade da matrícula dos 4 aos 17 anos na Educação Básica.

Pela manhã a Presidente do CME/SL, Conselheira Angela Isabel Beroth Dillenburg, falou sobre a música. Durante sua explanação trabalhou técnicas vocais e cantou algumas músicas. Nesse momento houveram aprendizagem e diversão. 

À tarde ocorreu apresentação artística de estudantes da Rede Municipal, Camerata de Violões, e a palestra sobre EJA, a partir da reoganização que Caxias do Sul está realizando, que foi realizada pela Vice-presidente do CME/Caxias do Sul, Conselheira Ana Margarida.

Os Sistemas precisam emitir normativas acerca dos temas para regulamentar as leis em seus municípios.

Bom trabalho a todos e a todas!

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

4º Encontro da Formação sobre PPP



No dia 15 de setembro ocorreu o 4º Encontro da Formação sobre Projeto Político-pedagógico - PPP. As palestrantes, Professora Magda e Professora Zaira, explanaram sobre movimentos e metodologias para a construção do PPP. 

Acesse o linck e veja a apresentação: Movimentos e Metodologias

Nova Sede do Conselho Municipal de Educação - CME/SL



No dia 12 de setembro o Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo trocou de sede. Encontra-se no Ginásio Municipal Celso Morbach, na avenida Dom João Becker, s/n - sala 4, Centro - São Leopoldo-RS.

Venha conhecer o novo espaço do Colegiado!