terça-feira, 21 de outubro de 2014

Lançamento da elaboração do Plano Municipal de Educação - PME/SL



Nesta segunda, dia 20 de outubro, ocorreu o Lançamento da elaboração do Plano Municipal de Educação - PME/SL, na Câmara de Vereadores, atividade do Fórum Municipal de Educação - FME/SL, com apoio da Smed. A Abertura foi feita pelo Coral de Vozes da Escola Estadual Especial Aracy de Paula Hoffmann, A VOZ DO CORAÇÃO, que abrilhantou a noite com sua afinação e alegria! Tivemos a participação do Professor Darci Bueno, que abordou os caminhos e etapas de elaboração do PME/SL. Além disso, a comunidade presente pode se inscrever para participar da construção do Texto Base do PME/SL que será distribuído em oito (08) eixos contemplando as 20 metas.

Muito trabalho pela frente, mas a causa, a Educação capilé, merece este estudo e esforço coletivo!


Fabiane Bitello
Presidenta CME/SL
Coordenadora AMVRS/AMPARA da UNCME-RS
3ª Coordenadora da UNCME-RS

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

XII Fórum Permanente: Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática – Plano Nacional de Educação (2014-2024), pesquisa e implicações na Gestão da Educação



A construção do Plano Municipal de Educação de São Leopoldo – PME/SL está sendo organizado pelo Fórum Municipal de Educação e ações paralelas estão ocorrendo organizadas pelos segmentos. O Conselho Municipal de Educação está estudando o Plano Nacional de Educação – PNE para poder fazer as devidas proposições. A UNISINOS juntamente com a Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 08 e 09 de outubro o XII Fórum Permanente: Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática – Plano Nacional de Educação (2014-2024), pesquisa e implicações na Gestão da Educação.

Durante os dois dias os painéis e discussões tiveram a participação de representante do MEC, Observatório do PNE, do Programa Todos Pela Educação, UNISINOS, UNIOESTE, URI, UNESP, UPF, Secretário Municipal de Educação de São Leopoldo-RS e representantes das Secretarias Municipais de Educação de Passo Fundo-RS e Marília-SP.

Os painelistas expuseram um breve histórico da Educação para embasar as atuais discussões. Alguns pontos de temas da atualidade foram destacados:
- Educação é um serviço e o professor é um profissional;
- Gestores devem fomentar o Projeto Político-pedagógico;
- Formação continuada é para todo o quadro funcional da Educação;
- IDEB deve ser analisado como um indicador;
- Qualidade não depende apenas de um sujeito, pois é o resultado de um conjunto de fatores;
- O professor deve se aliar as tecnologias trazidas pelos estudantes e não competir com elas;
- O professor precisa preparar as aulas para que os estudantes possam pensar, agir e reagir;
- O PNE 2014-2024 tem metas que deveriam ter sido realizadas no século passado. As metas ainda estão tentando resgatar o que não foi contemplado;
- Para construir o PME, primeiramente é necessário ter o diagnóstico do município, elencar as prioridades prevendo verbas e responsáveis e questionar para que e para quem é a Educação.


A atividade desenvolvida nestes dias possibilita a reflexão sobre nosso dia a dia e contribui para a construção de um PME exequível que garanta a qualidade que sempre buscamos! 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

CME/SL presente no IV Seminário Observatórios, Metodologias e Impactos – Territórios e Políticas Públicas




O IV Seminário ocorreu nos dias 29 e 30 de setembro na UNISINOS. O evento foi aberto ao público em geral e teve como finalidade publicizar os indicadores sobre diversos temas, um deles a educação, apresentados por vários Observatórios da região Sul e do Rio de Janeiro.

No primeiro dia houve: Roda de Conversa dos Observatórios Sociais: territórios e políticas públicas, Lançamento do Dicionário para a formação de Gestão Social e Conferência de Abertura – Observatórios, territórios e políticas públicas no contexto atual.

No dia 30 ocorreram: Mesa-redonda – Impactos e contribuições dos Observatórios nos diferentes contextos, Apresentação de Trabalhos – Orais e Pôsteres, e Painel - Desafios e estratégias dos Observatórios junto aos territórios.


Os Observatórios pesquisam, sistematizam e analisam os dados que formam os indicadores sociais, culturais, econômicos, educacionais, entre outros. A publicização promove o debate sobre a realidade apresentada com vistas à implementação, à qualificação e ao controle social das políticas públicas. Dessa maneira, os debates do Seminário destacaram que o trabalho dos Observatórios fornece subsídios para a criação e análise de políticas públicas e que os gestores podem se utilizar deste instrumento para tal.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Professor(a): A profissão das profissões

                               



Professor(a) é aquele que caminha com o tempo, propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria. É aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida. Não é somente o que ensina fórmulas, regras, raciocínios, mas principalmente o que questiona e desperta para a realidade. Não é aquele que dá de seu saber, mas aquele que faz germinar o saber.

Professor(a) é aquele que compreende que mesmo sendo profissional, precisa expressar seu amor a profissão, pois quem amo o que faz, transmite esse sentimento aos/às estudantes em formação. É aquele que percebe que está lidando com seres humanos que levarão para sua vida pessoal e profissional as lições e exemplos deixados pelos Mestres.

Queremos aproveitar a oportunidade e homenagear as crianças pela passagem do dia 12 de outubro, mas não somente as crianças em função da faixa etária, mas a criança interna que nos faz sonhar e correr atrás para a realização dos sonhos.

"Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina"
Cora Coralina


Neste 15 de outubro o Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo parabeniza os(as) professores(as) pelo trabalho desempenhado no nosso município.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Conselho em Formação nos dias 08 e 09 de outubro

O Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo CME/SL participará do XII Fórum Permanente Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática que será realizado na Unisinos nos dias 08 e 09 de outubro. Nestes dias a sede do CME/SL permanecerá fechada. Sendo assim, solicitamos que assuntos pertinentes ao Colegiado sejam encaminhados para o e-mail: cme@saoleopoldo.rs.gov.br, para serem respondidos posteriormente.

A partir do dia 10/10 a sede estará aberta em seu horário normal, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Estamos à disposição!

CME/SL realiza estudos sobre PNE

O Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo - CME/SL está estudando o Plano Nacional de Educação - PNE e o Texto Base do Estado formulado pelo Fórum Estadual de Educação - FEE/RS, para realizar proposições que contribuirão na construção do Plano Municipal de Educação do município. As três comissões fixas do CME/SL, de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e de Educação Inclusiva estão organizadas para estudar as 20 metas e suas estratégias, a fim de, posteriormente, apresentar as proposições para todo o Colegiado.

Ocorrerá, ainda em outubro, uma Plenária Extraordinária para os devidos estudos, esta será a primeira, pois outras serão necessárias para a conclusão dos trabalhos. 

Bom trabalho às Comissões!

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Encontro Estadual do Fórum de EJA do RS


Fotos: Alexandre Rafael da Rosa
Em 12 de setembro o Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo - CME/SLparticipou do Encontro Estadual do Fórum de EJA do RS realizado na PUCRS. A Presidenta, Conselheira Fabiane Bitello, juntamente com o Sr. Marcelo Tavares, ambos da Diretoria da UNCME-RS apresentaram o painel: Legislação e Financiamento na EJA. Houve a apresentação de outros painéis e relatos de experiências e de projetos desenvolvidos por algumas escolas para a EJA. Os debates giraram em tornos das políticas públicas para esta
modalidade. O Encontro foi finalizado com a construção de uma carta compromisso para os candidatos a Governador do Estado por meio de seus representantes e entrega de documentos de cooperação pra UNCME-RS e UNDIME.