sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Feliz Dia do(a) Supervisor(a) Escolar



Companheiros(as) na busca por dias melhores e educação de qualidade, nossos parabéns!

Que o prefixo que antecede o nome de tão importante profissão possa acompanhar todos os bons momentos de sua vida.

Assim... um super dia para você!
(Autoria desconhecida)

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Fórum Municipal de Educação promove evento sobre o Plano Municipal de Educação


Fotos: Fabiane Bitello e Angela Dillenburg




No dia 15 de agosto, o Fórum Municipal de Educação de São Leopoldo – FME/SL promoveu uma formação de preparação para a comunidade Leopoldense sobre o Plano Municipal de Educação - PME. O evento ocorreu no Teatro Municipal e contou com a palestra da professora Márcia Carvalho, pessoa responsável pela implementação dos Planos Municipais em 50 cidades do RS.


Os conselheiros do CME/SL participaram da formação, pois terão como atribuição fazer proposições que serão encaminhadas ao FME/SL, por meio dos que estão representando o Colegiado no Fórum.

A professora Márcia, falou dos PNEs (2001-2010 e 2014-2024), que o anterior ficou como uma Carta de Intenções por falta de definições dos recursos financeiros. Já o atual aprovado neste ano, Lei Federal nº 13.005, prevê os investimentos necessários. Dessa forma, as estratégias são exequíveis para atingir as metas estabelecidas. A sua palestra teve o intuito de provocar reflexões para além do PME, pois falou das responsabilidades, direitos e deveres dos atores da educação. Explanou cada meta ao reforçar a importância de atingir cada uma.

Ao final informou alguns sites que podem ser consultados para auxiliar na elaboração do PME:



quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Reunião da Regional AMVRS/AMPARA em Rolante


Os presentes foram recepcionados pela presidenta do CME de Rolante, Sra. Joyce Costa, que deu início as atividades com uma apresentação teatral, uma esquete intitulada “Mas que assalto!” produzida por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Independência.

Vários temas foram tratados com os CMEs presentes, em sua maioria, assuntos oriundos da última reunião da UNCME-RS. Um deles foi sobre os Planos de Educação que possuem prazos para sua execução e aprovação pela Câmaras, Estadual e Municipais. Sobre o PME o Fórum Municipal de Educação de São Leopoldo está organizou uma formação com a Prof. Márcia Carvalho sobre o PME. Já o CME/SL fará Plenárias Extraordinárias para estudar o PNE e fazer as devidas proposições para o município.

Outro tema foi sobre as Caravanas UNCME-RS, que ocorrerão duas neste semestre e um dos temas que serão abordados é sobre os Planos de Educação. 

E ainda que em 15/08 será assinado um TAC entre o Ministério Público e Tribunal de Contas com os Prefeitos e os Secretários de Educação sobre as estruturas dos CMEs, inclusive sobre o financiamento. Os prefeitos terão que se comprometer em manter o CME de acordo com o tamanho do município. Tudo isso é para ter articulação entre os órgãos e o CME ter como realizar todas as suas atribuições. A ação é para garantir um trabalho em conjunto entre CMEs e Secretarias de Educação para garantir a qualidade da educação e os direitos dos Estudantes.

Próxima reunião será em Presidente Lucena, no dia 17 de setembro.