quarta-feira, 28 de maio de 2014

DIA DO BRINCAR

         O Dia Internacional do Brincar foi instituído em 1999 pela Unesco (ONU) e é comemorado em vários países. No dia 28 de maio ocorrem festejos em várias partes do mundo, sob o estímulo da International Toy Library Association (ITLA) e da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBRI). No Rio Grande do Sul, através do Fórum Gaúcho de Educação Infantil – FGEI, este dia vem sendo divulgado a cada ano, lembrando que brincar deve fazer parte do dia a dia e não apenas ter um dia específico, mas a data marca a importância deste ato “BRINCAR”.





       Então, o CME/SL está divulgando uma entrevista, postada no site do MIEIB em 2011, mas muito atual, com a Professora Rita Coelho falando sobre a temática:



MEC defende brincadeiras em toda a educação infantil
 
A coordenadora de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Rita de Cássia Coelho, fala à Folha sobre a importância da brincadeira nos primeiros anos escolares.
FOLHA: Qual a ênfase que o documento 'Diretrizes Nacionais da Educação Infantil' dá à importância do brincar na educação infantil? É suficiente?
COELHO: As novas diretrizes da educação infantil dão à brincadeira um papel estruturante. Elas determinam que o currículo da educação infantil deve ser estruturado a partir de dois eixos: interações e brincadeiras.
De acordo com as diretrizes, a brincadeira tem uma função importante que estimula a imaginação da criança. Por meio do brincar é que a criança vai significar e ressignificar o real, tornar-se sujeito e partícipe. Ao brincar, as crianças exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual vivem, incorporando-se e, ao mesmo tempo, questionando regras, papéis sociais e recriando cultura. Nos jogos de faz de conta, por exemplo, a criança recria situações que fazem parte de seu cotidiano, trazendo personagens e ações que fazem parte de suas observações. As brincadeiras são repletas de hábitos, valores e conhecimentos do grupo social ao qual pertence. Por isso dizemos que a brincadeira é histórica e socialmente construída.
Brincar implica troca com o outro, trata-se de uma aprendizagem social. Nesse sentido, a presença do professor é fundamental, pois será ele quem vai mediar as relações, favorecer as trocas e parcerias, promover a integração, planejar e organizar ambientes instigantes para que as brincadeiras aconteçam.
O professor precisa refletir sobre a importância e o papel das brincadeiras no seu trabalho. E deve fazer de todas as atividades de educar e cuidar um brincar: no banho, nas trocas, na alimentação, na escovação dos dentes, na "contação" de histórias, no cantar, no relacionar. Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecido e construir o novo.
Portanto, do ponto de vista de diretrizes é suficiente, importante e decisivo o que dizem sobre brincadeira. O desafio é como concretizar isso.
Diante de um tema tão importante nos anos iniciais, o MEC planeja desenvolver uma ação diferenciada ou uma pesquisa?
O Brasil tem vários grupos de pesquisadores que se dedicam a essa questão e eles apontam evidências sobre a importância do brincar. O Ministério da Educação dá providências para implementar uma compra governamental de brinquedos, entendidos como materiais pedagógicos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
O que queremos com isso é dar uma identidade à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental coerente com as características desta faixa etária e com as necessidades das crianças.
Como avalia o tempo e o espaço dedicados ao brincar?
Na educação infantil todo tempo deveria ser de brincadeira. O brincar não é só uma atividade, mas uma forma de estabelecer relações, de produzir conhecimento e construir explicações. Então, na verdade, não deveria existir tempo de brincar pois na educação infantil a brincadeira deve ser contínua.
preciso pensar em como melhorar a qualidade dos espaços. O interessante é que com o brincar, as crianças conseguem transformar os espaços. Por isso é importante a escola potencializar outros espaços disponíveis como as áreas externas, no entorno do prédio escolar.
O Ministério da Educação oferece assistência financeira aos municípios e ao Distrito Federal para construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).
Iniciado em 2007, o programa formalizou até agora 2.348 creches em 2.151 municípios. Incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), prevê o repasse de recursos para a construção de 1.500 escolas em 2011.
Fonte: UOL – Folha.com – Gabriela Romeu.



terça-feira, 20 de maio de 2014

CME/São Leopoldo em São Gabriel


Nos dias 15 e 16 de maio do corrente ano, o CME/São Leopoldo esteve na cidade São Gabriel, atendendo a um convite do CME, dividindo um pouco dos saberes acumulados ao longo destes 07 anos de Sistema Municipal de Ensino capilé. O CME/São Leopoldo estava representado pela Presidenta e Professora Fabiane Bitello e também pela Conselheira e Professora da UNISINOS (Atividade Acadêmica- Estágios Anos Iniciais) Regina Urmersbach.


A agenda estava repleta de atividades. Estavam assim distribuídas, no dia 15 de maio ocorreu o Seminário "Sistema Municipal de Ensino: reflexões e desafios", na Câmara de Vereadores gabrielense, onde as representantes do CME/São Leopoldo abordaram temas como "O papel do CME no Sistema Municipal de Ensino" e "A realidade do CME/São Leopoldo". Para a Presidenta Fabiane o fundamental na instituição do Sistema próprio é "o alicerce, pois um Sistema Municipal pensado coletivamente terá raízes sólidas e será de toda uma cidade e não de um determinado setor. Por isso é fundamental a discussão em todos os cantos e que se pense em um Sistema que realmente virá de encontro com as particularidades de São Gabriel!"

A Professora Regina ao tratar da realidade capilé apontou a necessidade de compromisso dos Conselheiros e que o principal papel do Conselho é ser "o elo, a ponte entre o Poder Público e a sociedade civil. Não podemos esquecer o cerne dos Conselhos de Educação e que ele não é feito apenas de professores e sim de todas as pessoas que pensam e vivem a Educação.".

Tanto no dia 15 quanto no dia 16, a Presidenta Fabiane esteve em diversas rádios acompanhando o Presidente do CME/São Gabriel, Professor Jorge Vanderlei Carvalho Silva e a sua Vice-Presidenta, Professora Patrícia Biscaglia Pozzatti. Nas rádios visitadas, Rádio RBC, Comunicação da Prefeitura Municipal de São Gabriel, Rádio Batovi e Rádio São Gabriel, o teor das entrevistas foi sobre a instituição do Sistema Municipal de Ensino e as reflexões reais que ocorrerão com esta ação, onde a Educação gabrielense tomará as rédeas e poderá assim normatizar a partir da sua realidade, sempre observando os preceitos legais federais.

No dia 16 nossas representantes se dividiram entre as agendas já estabelecidas pelo Colegiado de São Gabriel, sendo que a Conselheira Regina foi conhecer a EMEF Maria Manoela, escola rural onde a Assessora do CME/São Gabriel, Professora Larissa Graff leciona. Regina veio encantada com a organização deste espaço educativo, como também destaca o compromisso da direção e corpo docente em bem atender seus alunos, visto que muitas crianças e professoras saem de casa a partir das 6 horas da manhã, fazem duas (02) horas de viagem de transporte escolar para permanecerem o dia inteiro na escola.

Já a Presidenta Fabiane, no turno da manhã, visitou com a Vice-Presidenta do CME/São Gabriel, Professora Patrícia, o Projeto Minuano e a 2ª Mostra Pedagógica Reciclável da Rede Municipal de São Gabriel, onde foi constatado a riqueza de ideias e conhecimento que giram em torno deste mundo sustentável que tanto buscamos. À tarde, esteve junto das dirigentes da Associação dos Professores Municipais de São Gabriel (APROMUSG), sendo que a Associação foi o local onde nossas representantes foram recepcionadas e pernoitaram.

O CME/São Leopoldo só tem a agradecer ao convite do CME/São Gabriel e se dispor a sempre que necessário estar junto para auxiliar nesta caminhada de discussão para a instituição do Sistema Municipal de Ensino. Colegiado forte é aquele que se preocupa com o outro, que sabe auxiliar no que tiver entendimento e também sabe recorrer quando à dúvida!

Fabiane Bitello e Regina Urmersbach

CME/São Leopoldo

terça-feira, 13 de maio de 2014

CME/SL realiza palestras em São Gabriel


    O Conselho Municipal de Educação de São Gabriel realizará Seminário sobre Sistema Municipal de Ensino – Reflexões e Desafios. Para a realização deste, convidou o Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo - CME/SL para palestrar, o que muito nos orgulha, pois estaremos divulgando nosso trabalho e contribuindo no fortalecimento de outro colegiado.
     No evento estarão presentes a Sra. Fabiane Bitello, Presidente do CME de São Leopoldo, Coordenadora da Região da AMVRS e AMPARA e da UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) e a Sra. Regina Urmersbach, Professora da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e Conselheira do CME São Leopoldo.

     O evento ocorrerá nos dias 15 e 16  de maio de 2014 (Quinta-feira e Sexta-feira), das 8h às 17h na Câmara Municipal de Vereadores  de São Gabriel.
     Na sexta-feira a Presidente Fabiane Bitello visitará a Câmara de Vereadores, a Secretaria de Educação e a Prefeitura para dialogar com os responsáveis pela Educação do município de São Gabriel para a instituição do Sistema de Ensino.

Secretaria de Educação realiza inscrições para vagas em nova Escola de Educação Infantil


     A Secretaria de Educação já definiu o calendário de inscrições para a Escola de Educação Infantil Brinco de Princesa, que entrará em funcionamento no segundo semestre deste ano, no bairro Vicentina. O processo para o preenchimento de vagas será realizado nos dias 7, 8, 9, 12 e 13 de maio, das 8 horas às 17h30 na própria escola (na rua Firmino José Thomazzi, 210). Serão oferecidas 120 vagas para crianças de zero a cinco anos e onze meses de idade.
     O secretário de Educação, Luis Arthur de Bitencourt, ressalta que a administração municipal está atendendo uma demanda antiga da população. "É um desafio para todos os municípios o atendimento da educação infantil, mais complexa em função de custo por aluno", destaca. A legislação específica desta área determina maior número de profissionais, segundo ele, afirmando ainda que o governo municipal está priorizando o atendimento em turno integral e contemplando o berçário, visto que há poucos no município.
     O decreto 7.767, de 29 de abril de 2014, criou a EMEI Brinco de Princesa.
     A divulgação do resultado com a lista dos contemplados será publicada na escola e no site da Prefeitura no dia 19 de maio, segunda-feira. As matrículas ocorrerão também na escola, do dia 20 a 22 de maio, das 8 horas às 17h30.

 

Documentação exigida para efetuar a inscrição:

I - certidão de nascimento da criança,

II - carteira de vacina da criança,

III - comprovante de endereço no nome dos pais ou responsáveis legais pela criança a ser inscrita:

a) serão aceitos os seguintes documentos: conta de água, luz ou telefone

b) excepcionalmente poderá ser aceita uma declaração da pessoa com quem reside, que será anexada à ficha de inscrição.

IV - comprovante de trabalho do pai e da mãe ou responsável legal (impreterivelmente):

a) carteira de trabalho;

b) os três últimos contracheques atualizados, salvo casos excepcionais;

c) declaração de imposto de renda e/ou declaração de isento;

d) declaração de trabalho autônomo, se for o caso.
 
Fonte: site da Prefeitura Municipal de São Leopoldo.
Publicado em:
Segunda-feira, 5 de maio de 2014  17:02