terça-feira, 29 de abril de 2014

X Encontro Regional Sul do Mieib e III Encontro Estadual do Proinfância no Paraná

      Nos dias 7, 8 e 9 de abril de 2014 aconteceu em Curitiba/PR o III Encontro do Proinfância no Paraná e X Encontro Regional Sul do MIEIB com o tema central “A Educação Infantil no contexto das políticas públicas: demandas, ações e perspectivas”.
      A Conselheira Caroline Kempfer Bianchini participou deste evento que foi organizado pelo FEIPAR (Fórum do Paraná) com o apoio dos Fóruns de SC e RS (Fórum Gaúcho de Educação Infantil - FGEI) e foi promovido pelo Ministério da Educação, por meio da Coordenação Geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica. Este evento pretendeu promover o debate em torno de questões que possam representar avanços no sentido da equidade e da qualidade desta etapa da Educação Básica, tendo como perspectiva lançar proposições articuladas em prol do aprimoramento das políticas para a Educação Infantil, abordando as temáticas: "Educação Infantil como uma política de inclusão""Desafios e perspectivas da Educação Infantil - Qualidade, Financiamento e Acesso""Avaliação na e da Educação Infantil no âmbito das políticas públicas""A docência na Educação Infantil e as políticas de formação: um diálogo necessário entre os cursos de pedagogia, a gestão municipal e a Secretaria da Educação Básica", "Organização do espaço do Proinfância".
Destaque nas fotos das representantes de São Leopoldo: Clarissa Araújo, Daniela Andara e Caroline Kempfer Bianchini. A delegação gaúcha que participou do evento, em momento de reflexão, trocas de experiências e apresentações. Além das participações da professora Rita Coelho e Martinha Clarete, ambas do MEC, que abrilhantaram o evento com suas palestras.
 
 
Maiores informações e mais fotos do evento nos links:

quarta-feira, 16 de abril de 2014

CME/SL coordena reunião da regional da UNCME-RS em Dois Irmãos


     A presidenta do CME/SL e Coordenadora da regional AMVRS-AMPARA, da UNCME-RS, coordenou, juntamente com as vice coordenadoras de Parobé e Nova Hartz, o segundo encontro deste ano de 2014 da regional, que foi na cidade de Dois Irmãos. Neste participaram 15 CME’s da região do Vale dos Sinos e Paranhana.

    A reunião contou com a apresentação do Grupo de Danças Criativas do Turno Inverso da FADI e o CME/Dois Irmãos apresentou um histórico, com seus principais Atos Normativos e ações deste Colegiado.

    Entre os assuntos debatidos destacamos:

* Nova data e local para o Encontro Estadual da UNCME-RS, que a princípio ocorrerá nos dias 02 e 03 de junho, no auditório Dante Barone - Assembleia Legislativa/Porto Alegre, a confirmar;

* Encontro Nacional da UNCME será em Manaus/Amazônia, nos dias 05, 06 e 07 de novembro;

* I Seminário para Coordenadores Regionais da Região Sul, que ocorrerá conforme agenda da Secretaria de Articulação dos Sistemas de Ensino - SASE/MEC, que custeará todo o Seminário. Este abarcará os Coordenadores Regionais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná;

* A nova Diretoria da UNCME-RS lançou algumas propostas para as Regionais: Criação da Cartilha UNCME-RS que terá informações sobre o funcionamento dos CME's e como realizar determinadas ações; criar um Banner para cada Regional, com ações e informações importantes; utilizar o site da UNCME-RS para divulgação e também a criação de um espaço de “Dúvidas”; espaço no site com as fotos dos Coordenadores e Vice Coordenadores Regionais com o resumo das ações e metas;

* Criação de grupos de estudo da regional AMVRS-AMPARA, que abordaria temas como: Educação Inclusiva, Data Corte para ingresso na Educação Infantil e Ensino Fundamental e novos temas serão acrescidos ao longo do ano;

* Entrega do Manifesto do Transporte Escolar e debate;

* Termo de Cooperação da FICAI, foi lembrado que o mesmo deve ser seguido e cumprido pelos CME's. Discutiu-se também a necessidade de reforçar dentro dos municípios a Rede de Proteção de nossas crianças e jovens;

* Pró-Conselho ocorrerá de 13 a 26 de março do corrente ano, está aberto o Edital nº 08/2014 da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, referente à 3ª Edição do Pró-Conselho.

Após os debates da reunião, à tarde foram feitas as Visitas aos seguintes espaços do município de Dois Irmãos: Turno Inverso da FADI; Centro Integrado de Educação das Escolas Municipais de Dois Irmãos; EMEF Profº Arno Nienow e EMEI Clarice Maria Arandt (Escola Pró-Infância).

Durante o turno da manhã, este evento contou com a presença do Jornal NH ao vivo, que entrevistou a Coordenadora Fabiane Bitello. A seguir confira o programa que conta com a citada entrevista aos 13 min do vídeo:


terça-feira, 15 de abril de 2014

Reunião do FEE/RS

           No dia 28 de março, na sala de reuniões do CEED-RS ocorreu o primeiro encontro de 2014 do Fórum Estadual de Educação Gaúcho - FEE/RS, sendo que a UNCME-RS estava representada por sua 3ª Vice Coordenadora, Fabiane Bitello - Presidenta do CME/SL.

Nesta intensa manhã de trabalho, tivemos a participação dos representantes do FEE/RS, dentre elas a Secretaria Estadual de Educação - Seduc, o SINPRO/RS, a CUT, o CEED/RS, a UNDIME, dentre outros segmentos que possuem assentos neste Fórum que tem como uma das suas metas avaliar as Conferências de Educação do RS e participar ativamente da construção do Plano Estadual de Educação gaúcho - PEE/RS.
Este primeiro encontro do ano teve como meta a organização dos trabalhos para 2014, onde alguns importantes informes foram repassados, como o adiamento da Etapa Nacional da II CONAE - 2014, que aconteceria em fevereiro e foi transferida pelo Governo Federal para 19, 20, 21, 22, e 23 de novembro, em Brasília/DF. Sobre a II CONAE o FEE/RS avaliou a importância de encaminhar documento formal ao Fórum Nacional de Educação - FNE, questionando a situação dos delegados eleitos nas Conferências Estaduais e que em novembro não terão mais ligação com suas respectivas representações. Estes, mesmo sem vínculo, poderão participar?
Outro tema amplamente discutido e que também tem relação direta com a II CONAE, foi a tramitação do Plano Nacional de Educação - PNE junto à Câmara de Deputados, tendo como relator o Deputado Ângelo Vanhoni. O PNE tramita a quase três anos e agora está em sua reta final, mas ainda muitas discussões ainda geram grandes polêmicas, como as metas 5, 11, 12 e 20, que giram em torno da idade para alfabetização e financiamento.
Também estiveram presentes nesta reunião, o Grupo Avaliador Educacional do PNE/RS, formado por duas representantes da UNDIME (Sras Márcia Carvalho e Eunice) e por duas representantes da Seduc (Sras. Márcia e Fernanda). Este Grupo Avaliador é o responsável pela formação aos municípios para a elaboração dos seus respectivos Planos Municipais de Educação - PME, sendo que até agora sessenta e sete (67) municípios já receberam a formação e agora mais cinquenta (50) estão em fase pré-formação. Estes municípios receberam esta formação através da solicitação feita no Plano de Ações Articuladas - PAR. Além da formação, este Grupo Avaliador tem também como função acompanhar a execução dos PMEs até o seu encaminhamento às Câmaras de Vereadores.
Sobre o PEE/RS lançamos alguns caminhos a se percorrer, dentre eles uma projeção para a Conferência Estadual que avaliará a proposta de Plano Estadual (as datas que foram ventiladas, mas ainda requerem aprofundamento são 07, 08 e 09 de novembro ou 05, 06 e 07 de dezembro), com uma projeção de quinhentos (500) participantes. Foram pensados em cinco (05) eixos (ainda serão discutidos novamente) e foi tirado um grupo para iniciar a organização do diagnóstico, sendo que já se tem um estudo realizado pelo Governo do Estado sobre a realidade educacional, mas o mesmo precisar ser estruturado para compor o Documento Base para debate.

O próximo encontro do FEE/RS ficou para dia 25 de abril, onde aprofundaremos o tema PEE/RS e iniciaremos de fato a organização deste importante instrumento educacional para os gaúchos e a UNCME-RS fica extremamente orgulhosa de participar de mais este momento ímpar para a Educação, onde cada gaúcho tem papel fundamental nesta história.