quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Encontro Nacional da UNCME

        O CME/SL, representado pelas conselheiras Angela Dillenburg, Rosalina Käfer Pereira e Regina Urmersbach, participou do Encontro Nacional da UNCME, em Salvador - Bahia.
        Logo estaremos compartilhando maiores informações.

Nasceu o Miguel!

É com grande alegria que o CME/SL informa o nascimento do pequeno Miguel, filho da Professora e Assessora Técnica do CME/SL Alessandra Pereira Pedroso no dia 25 de outubro de 2013. O menino pesou 2230g e mediu 45cm, mãe e filho passam bem.
Desejamos a Alessandra felicidades, saúde, amor, realizações e sucesso nessa nova etapa de sua vida.
 
 
Muitas alegrias é o que desejamos a família Pereira Pedroso!!!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Homenagem aos Professores



O Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo – CME/SL
convida para:

Homenagem aos Professores

Com o diálogo entre a Profª Drª Caren Bühler,
autora do livro
“O Bom Professor: Referências que o constituem”,
e os trabalhadores em educação de São Leopoldo
 
Dia: 30 de outubro de 2013
Local: Auditório da EMEF Professora Maria Gusmão Brito
Horário: 18h e 30 min

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Audiência Pública sobre a Minuta da Resolução de Educação Ambiental


Na noite de ontem, dia 16 de outubro, no Auditório da EMEF Professora Maria Gusmão Brito, o Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo - CME/SL realizou a Audiência Pública sobre a Minuta da Resolução que "Estabelece as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Ambiental, no Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo".
 
A Comissão de Educação Inclusiva - CEINC do Colegiado, realizou os devidos estudos na legislação vigente e construiu tal documento de acordo com a realidade Capilé, mas pensando nas diretrizes que pudessem auxiliar nas questões de prevenção em relação ao tema em questão. Após os estudos e construção da referida Minuta, foram convidados representantes da Secretaria de Educação e do Meio ambiente, do Conselho de Defesa do Meio Ambiente e da ONG UPAN para contribuírem nessa construção.
 
Assim, ontem foi apresentado para as escolas e representantes das referidas Secretarias que se fizeram presentes os artigos para que propostas de alteração, supressão ou inclusão fossem encaminhadas a CEINC para posterior análise.
 
Os próximos passos para aprovação da Minuta para passar a ser uma normativa são: análise por parte da CEINC das proposições apresentadas; apreciação do Colegiado após conclusão do documento e posterior votação pelo mesmo.
 
As pessoas presentes, ao final da Audiência, expressaram estar satisfeitas com a proposta da Resolução devido a importância do tema. 
 

CME/SL na Coordenação da Regional AMVRS/AMPARA e da UNCME-RS


Dia 16 de outubro de 2013, em reunião da Regional AMVRS/AMPARA da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - UNCME-RS, na cidade de Araricá-RS, o Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo – CME/SL foi eleito como Coordenador dessa Regional. Além da Coordenação da Regional, o CME/SL foi eleito em setembro deste ano, em Santa Maria-RS, para ser o 3º vice-coordenador da UNCME-RS. Isso mostra que o trabalho realizado pelo Colegiado de São Leopoldo é reconhecido no estado ao buscar uma Educação de Qualidade Social e estar sempre em constante articulação e diálogo entre os Conselhos Municipais no que se refere às Políticas Públicas.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

São Leopoldo na CONAE 2014 - Etapa Estadual


Delegados que representaram são Leopoldo na etapa estadual da CONAE


          A etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014) aconteceu entre 4 e 6 de outubro, antecedendo à etapa nacional, marcada para o período 17 a 21 de fevereiro do próximo ano, em Brasília. O encontro no Rio Grande do Sul foi realizado na Casa do Gaúcho no Parque Harmonia, em Porto Alegre. Esta foi precedida por fases preparatórias, num total de 106 conferências: 28 municipais e 79 intermunicipais. São Leopoldo realizou sua conferência municipal e nesta foram eleitos delegados que representaram os diversos segmentos.

       O tema central da CONAE é “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

        A programação da etapa estadual seguiu a ordem abaixo:
04/10 - 18h: Abertura oficial, apresentação da Orquestra da EMEF Vila Lobos (Porto alegre) e aprovação do Regimento Interno da Conferência;
05/10 - 8h30 às 12h: Colóquios simultâneos por Eixo;
05/10 - 13h30 às 18h: Plenárias simultâneas por Eixo;
06/10 - 8h30 às 12h: Plenária Final.

       Os eixos debateram as seguintes temáticas:
Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação;
Eixo II – Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos;
Eixo III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente;
Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem;
Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social;
Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;
Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

     São Leopoldo esteve representado por trabalhadores em educação da rede pública e privada, do ensino fundamental e superior, das escolas profissionalizantes, Conselho Municipal de Educação, gestores e Sindicato. Muitas das proposições encaminhadas pela etapa municipal foram contempladas e avançam agora para a nacional, o que demonstra o empenho dos participantes nestas defesas para qualificar a educação. Importante destacar que nossa cidade está confirmada em Brasília com representantes, dentre eles as professoras Angela Isabel Berot Dillenburg (titular do Ensino Superior) e Regina Urmersbach (suplente dos gestores do Ensino superior) na etapa nacional.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Orientações para Rematrículas, Inscrições e Matrículas/2014

Resumo do Calendário

Outubro
14 a 31: Inscrição para o 1º ano (EF e EM)
10 a 31: Rematrículas (EI, EF e EJA)

Novembro
01 a 14: Inscrição Educação Infantil EMEF
18 a 27: Incrição Educação Infantil na EMEF Jesus Menino


Dezembro
09/12: Divulgação dos selecionados para a Educação Infantil

Janeiro
01/01/2014: Divulgação dos selecionados para o 1º ano EF
02 a 10/01: Inscrição para transferências (2º ano à 8ª série/9º ano) e retardatários do 1º ano
13 a 17/01: Matrículas dos selecionados 1º ano
23 a 30/01: Matrículas Educação Infantil, transferidos e retardatários do 1º ano

As inscrições devem ser feitas no site: www.educacao.rs.gov.br

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Feliz Dia dos Professores!


O Conselho Municipal de Educação - CME/SL deseja a todos os professores e professoras um ótimo dia, muitas realizações e sucesso na carreira docente.

 
15 de Outubro de 2013 - Feliz Dia dos Professores!
 

O educador se eterniza em cada ser que educa.
Paulo Freire



Audiência Pública sobre Educação Ambiental para o Sistema Municipal de Ensino


C O N V I T E
 



O Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo – CME/SL tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Audiência Pública a fim de discutirmos na coletividade a Minuta da Resolução que Estabelece as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Ambiental, no Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo.

Este evento será realizado no dia 16.10.2013, às 18h e 30min, no Auditório da E.M.E.F. Professora Maria Gusmão Britto, sito à Av. João Corrêa, 286, Morro do Espelho, São Leopoldo.

Vossa presença é essencial para a qualidade do debate!

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

CONAE 2014 Etapa Estadual


Inicia hoje à noite a CONAE 2014 Etapa Estadual na Casa do Gaúcho no Parque Harmonia, a Conferência irá até domingo dia 05 de outubro. Nesta etapa de discussão e defesas de metas estabelecidas nos municípios, o Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo - CME/SL estará representado pelas Conselheiras Caroline Kempfer Bianchini como titular e a Conselheira Cristiane Maria Mainardi como suplente. Outras conselheiras estarão presentes, mas representando outros segmentos, são elas: Angela Isabel Beroth Dillenburg, Laude Erandi Brandenburg, Regina Urmersbach e Rosalina Maria Käfer Pereira.

A Conferência Estadual irá preparar e eleger os delegados, por segmentos, para a Conferência Nacional de Educação - CONAE 2014 que ocorrerá entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014 em Brasília-DF.

São Leopoldo na busca de mais qualidade para a Educação!