sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Divulgação do Documento Final da II Confência Municipal de Educação de São Leopoldo

No dia 22 de novembro a Comissão Organizadora Municipal da II Confência Municipal de Educação de São Leopoldo encerrou seus trabalhos ao entregar o Documento Final à Secretária de Educação. Foram muitos meses de trabalhos e diálogos, ou seja, um trabalho pautado na Democracia.

Acesse os links para ler na íntrega o Documento final e seus Anexos:

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

I Seminário do Educas - Unisinos

Na noite do dia 20 de novembro ocorreu a palestra sobre IN/EXCLUSÃO: AS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM no I Seminário do Educas - Unisinos. A presidenta do CME/SL, conselheira Fabiane Bitello, representou o colegiado e palestrou sobre as normativas, nacional e municipal, para o funcionamento do Bloco Pedagógico que visa alfabetizar os estudantes até o terceiro ano do Ensino Fundamental. Tema que ainda gera dúvidas, anseios e receios. Devido a isso, na sua fala estava presente a formação que o MEC realizará para os docentes que estão trabalhando nesses três primeiros anos a fim de qualificar o ensino.

Para acessar a apresentação entre no link: Apresentação - Normativa para o Bloco Pedagógico

Encontro Musical

No dia 20 de novembro de 2012, houve o encontro da Comissão de Ensino Fundamental - CENF com a Coordenadora da Licenciatura de Música, Professora Laura Schmidt Silva, da EST. Neste encontro foi reforçada a parceria com o CME/SL e foi apresentada a minuta da Resolução da Música que: "Torna obrigatório o ensino da Música no componente curricular - Arte, nas Escolas pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo".
O objetivo do encontro foi alcançado plenamente, trocamos ideias e tiramos dúvidas quanto ao ensino da Música.


  • Maria Izabel Beringer
  • Professora
  • Assessora Técnica CME/SL

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O CME/SL participará do I Seminário do EDUCAS que ocorerrá na próxima semana


O CME/SL participará do I Seminário do EDUCAS intitulado  IN/EXCLUSÃO: AS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A presidenta do Colegiado, Conselheira Fabiane Bitello, representará o Colegiado. Abaixo segue a programação:

20/11 -Mesa-Redonda - Horário: 19:30 - 22:30
“A reprovação escolar em debate: desafios para pensar os processos de In/exclusão”
Integrantes da Mesa: Dra. Rejane Ramos Klein, Fabiane Bitello, Ms Melissa Hickmann Müller e Miriã Zimmermann da Silva.

21/11 - Mini-cursos - Horário: 19:30 - 22:30
1. Múltiplos olhares sobre as posições de não aprendizagens
2. O serviço de apoio e os motivos de encaminhamentos das escolas
3. A in/exclusão: problematizações sobre a diferença na escola

Local: CCIAS – Centro de Cidadania e Ação Social (Antiga Sede da UNISINOS)
Acesse aqui para: Inscrições

Apoio: Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão – GEPI/UNISINOS/CNPQ
Curso de Pedagogia/UNISINOS

Evento Gratuito – Será fornecido certificado aos participantes.

 Para outras informações acesse: I Seminário EDUCAS

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Plenária Ordinária Festiva aos 40 anos de Criação do CME/SL



No dia 13 de outubro o Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo – CME/SL comemorou 40 anos de Criação que foi festejado na Plenária Ordinária Festiva no dia 31 do mesmo mês. Os convidados foram recepcionados ao embalo da MPB. O evento foi abrilhantado com uma apresentação artística do músico Jeremias Dillenburg e deixando assim mais aconchegante este momento tão importante para o Conselho.

O evento foi prestigiado pelos atuais conselheiros, pelo ex-conselheiros e autoridades como a Deputada Estadual, Sra.Ana Affonso, o Prefeito Municipal, Sr. Ary Vanazzi, a Secretária Municipal de Educação, Sra. Leocádia Schoffen e a Presidenta do CME/Esteio e Vice-Coordenadora da UNCME/RS, Sra. Sílvia Heissler. Todos, em suas falas parabenizaram o Colegiado, relembraram momentos marcantes da história de luta e conquista deste órgão que busca incansavelmente uma Educação de Qualidade para os/as Cidadãos/ãs Capilés. Todos e todas receberam como lembrança um boton com o Selo Comemorativo que ilustra o tempo de criação: 40 anos.


A Presidenta, Conselheira Fabiane Bitello, após acolher aos presentes relatou um pouco do trabalhado do CME/SL, desde a sua criação até o presente momento. Acolhida realizada, então foi o momento que homenagear a estudante Franciele Oliveira Brandão e o diretor Sr. Cláudio da E.M.E.F. João B.M. Goulart pelo envio da arte/sugestão para o referido Selo Comemorativo. Além da homenagem a aluna recebeu uma camiseta com o Selo Bordado e um Certificado de Reconhecimento.



                                                                    
                                   
Além da apresentação dos trabalhos em geral do CME/SL, as Comissões foram apresentadas com um breve histórico e os trabalhos atuais. A Conselheira Magda Kirsch apresentou a Comissão de Educação Infantil – CEI. A conselheira Cristiane Mainardi a Comissão de Ensino Fundamental – CENF e a conselheira Estélen Wolff apresentou a Comissão de Educação Inclusiva – CEINC e a conselheira Inês Ritter leu um poema para abrilhantar a apresentação: Inclusão e Amor, de Vânia de Castro e Ari Vieira.


Após a breve apresentação das Comissões, as escolas credenciadas e autorizadas pelo CME/SL que não apresentavam pendências, receberam das mãos das conselheiras, Caroline Bianchini, Cristiane Mainardi e Karen Hoeltgebaum, os Certificados de Credenciamento e Autorização de Funcionamento e assim poderem expor que a entidade educacional está regularizada conforme normatização deste Colegiado.


Para finalizar a Plenária Festiva foi registrada com uma foto com todas as pessoas presentes.

   



CME/SL palestrando sobre Educação Infantil

No dia 24 de outubro o CME/SL esteve presente numa formação para professores da Rede Municipal de Eldorado do Sul/RS. A presidente do Colegiado Capilé, conselheira Fabiane Bitello, foi quem o representou falando sobre as Leis que regem a Educação Infantil. Mais uma vez São Leopoldo contribui para e na formação de pessoas envolvidas com a Educação e na busca pela Qualidade.

Minuta e Contribuições recebidas pela Comissão Muncipal de Revisão da Lei Municipal de Gestão Democrática nº 6.134/2006

Relação das contribuições à "Minuta da Lei de Gestão Democrática" recebidas pela Comissão Municipal de Revisão da Lei 6.134/2006.

O texto elaborado pela Comissão Municipal de Revisão da Lei de Gestão Democrática ficou à disposição das Comunidades Escolares para contribuições.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

XXII Encontro Nacional da União dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME

Do dia 17 a 19 de outubro ocorreu em Gramado/RS o XXII Encontro Nacional da União dos Conselhos Municipais de Educação. Evento destinado a formação dos conselheiros municipais pautado no “Direito à Educação: Sistema Nacional e Planos de Educação”.


No dia 17 a Banda Marcial da Escola Municipal Senador Salgado Filho de Gramado deu as boas vindas aos presentes com sua apresentação musical, assim como as danças tradicionalistas apresentadas pelo CTG Querência de Canela/RS abrilhantaram o início do evento. Após tivemos a palestra sobre “Direito à Educação: Sistema Nacional e Planos de Educação” com o Professor Alípio Casali da PUC de São Paulo.

 



Dia 18, o evento iniciou com a apresentação artística da Orquestra de Violões de Gramado – Compartilhar emoções é nosso maior talento! Após houve a palestra “Do PNE aos Planos Municipais: articulação dos Sistema Nacional de Educação” com Francisco da Chagas Fernandes - Secretário Executivo Adjunto do MEC, Flávia Nogueira – Secretaria de Articulação dos Sistemas de Ensino – SASE/MEC e Daniel Cara – Coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Na sequência, a palestra foi sobre os “Desafios da Educação Infantil” com a Rita Coelho – Coordenadora da Educação Infantil – SEB/MEC e Simone dos Santos Albuquerque – Representante do MIEIB.

Na parte da tarde a formação ficou a cargo da Sra. Maria Ieda Nogueira – Presidenta da UNCME Nacional que falou como um Conselho Municipal de Educação precisa se organizar e articular para atingir o objetivo maior: garantir a educação para todos e com qualidade.



       
No último dia do evento, dia 19, os trabalhos foram a realização de quatro palestras, que ocorram concomitantemente. Os temas e palestrantes foram os seguintes:

“O Papel do CME no sistema de ensino e formação dos conselheiros” com Genuíno Bordignon – Ex-professor da Univeridade de Brasília e Clélia Santos – Coordenadora Geral de Redes Públicas – SEB/MEC;

“Educação de Jovens e Adultos: políticas públicas necessárias”, com Analise da Silva – Fórum EJA;

“Direito à Diversidade: princípio constitucional”, com Nilma Gomes – Conselho Nacional de Educação - CNE.

“Colaboração entre os órgãos normativos: caminhos da prática”, com José Fernandes de Lima – Presidente do CNE, Marisa Timm Sari – Consultora em Educação e Francisca Silva – Presidente do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação.

À tarde houve o relato a todos os presentes das palestras acima elencadas e discussão e aprovação da Carta de Compromissos UNCME. Para finalizar foi referendado que o próximo encontro será em Salvador/BA.

 Para saber mais acesse: Facebook do Encontro
                                         Blog do Encontro
                                         XXII Encontro da UNCME