quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Escolas Qualificadas


Ao falar em Educação logo pensamos em responsabilidade: com o outro, com o futuro, com a sociedade. Mas, falar e refletir sobre a Educação Infantil me parece ainda mais sério, uma vez que nesta primeira etapa da Educação Básica são os pequenos que estão sob a responsabilidade de instituições e dos seus profissionais. Um trabalho responsável e comprometido remete a escolas pensadas para eles viverem plenamente esta fase, ouvindo e contando histórias, produzindo e conhecendo arte, assistindo e produzindo dramatizações, ouvindo e fazendo música, falando suas opiniões e sendo ouvidos, brincando, sendo acolhidos, aprendendo e recebendo cuidados.

A responsabilidade com estas crianças é enorme, e já não é mais só das famílias. Uma vez que elas começam a frequentar a Educação Infantil o compromisso é de todos que estão envolvidos com a instituição, professores, diretoras, pedagogas, nutricionistas, auxiliares, merendeiras, enfim, e também do Conselho Municipal de Educação - CME.

Assim, escolher a escola ideal para matricular um filho não é tarefa simples, pois é necessário observar o ambiente, higiene, conforto, materiais pedagógicos, brinquedos, segurança, profissionais, entre outros aspectos que para as famílias sejam importantes. Ter Proposta Pedagógica clara, coerente com a realidade, é fundamental para o andamento do trabalho. Além disso, perceber se os alunos estão felizes no ambiente também é importante, pois se realizam atividades prazerosas e significativas, refletem isso em suas atitudes.

Educar e cuidar são aspectos inseparáveis na Educação Infantil, as aprendizagens são muitas, desde a escovação dos dentes, alimentação, artes plásticas, visuais e musical, e brincar, é claro, pois assim aprendem muito. Unido a tudo isso, uma escola qualificada precisa estar regularizada, autorizada e credenciada.

Possuir autorização para o funcionamento é requisito básico para a escolha da escola, visto ser uma garantia de que a instituição possui o pedagógico estruturado. E, ser credenciada representa possuir espaços adequados para que as crianças sejam atendidas. Mas quem credencia e autoriza as Escolas Infantis em São Leopoldo? O Conselho Municipal de Educação!

Desde 2007, quando se instituiu o Sistema Municipal de Ensino, esta autonomia foi possível, pois antes as instituições de ensino dependiam de autorização do Conselho Estadual e o processo era lento, atualmente, ao entrar no CME/SL leva no máximo 2 anos.

Para a escola chegar a receber seu credenciamento e autorização de funcionamento deve estar de acordo com uma série de exigências: ter Alvarás de Localização, Vigilância Sanitária e dos Bombeiros; estar estabelecida em prédio de alvenaria; ter mobiliário e recursos pedagógicos adequadas para a Educação Infantil; possuir Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar; oferecer acessibilidade; e possuir quadro de recursos humanos, com profissionais habilitados em todas as turmas.

Refletir sobre Educação Infantil e sobre a escolha de uma escola para seu filho é uma tarefa de responsabilidade. Então, com este texto não pretendo interferir nas escolhas das famílias, porque cada uma tem as suas concepções, mas como mãe, professora e conselheira de educação me sinto responsável em expressar o que considero importante para que as instituições de ensino sejam de qualidade, com atendimento responsável e respeitoso para com as crianças.
Este artigo foi publicado no Jornal Vale dos Sinos, Coluna Opnião, no dia 27.09.2012.


Caroline Kempfer Bianchini
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental,
Conselheira Municipal de Educação,
Assessora Técnica do CME/SL.

Escolha da Sugestão do Selo Comemorativo aos 40 anos do CME/SL

Na tarde do dia 26 de setembro foi realizada a escolha da arte/sugestão para o Selo Comemorativo do CME/SL. Ao total foram 31 sugestões enviados ao Colegiado, mas somente 29 puderam entrar na votação, pois os outros não atenderam os requisitos pré-estabelecidos.

A divulgação será realizada neste blog no dia 11 de outubro em virtude do aniversário do Conselho que é no dia 13 do referido mês. Na última quarta-feira do mês de outubro, será realizada uma Plenária Ordinária Festiva, momento que será apresentado o Selo Comemorativo e seu/sua autor(a). Mais próximo da data será realizada uma ampla divulgação do evento.

Contaremos com a participação de todos e todas!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Plenária Extraordinária na E.M.E.F. João B.M. Goulart: Uma forma de realizar o Magistério



Na tarde do dia 18 de setembro, na E.M.E.F. João Goulart, o CME/SL realizou uma Plenária Extraordinária para uma explanação por parte da Equipe diretiva, professores e alunos. O momento foi para falar sobre as estratégias utilizadas para o aprendizado que resultou no avanço dos anos finais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2011. Estavam presentes o Colegiado do CME/SL, a Secretária Municipal de Educação - Smed e representantes da Secretaria, a comunidade escolar, representantes do ensino superior do município e professores da Rede Municipal de Ensino – RME.

A presidenta do CME/SL, Conselheira Fabiane Bitello, após dar as boas vindas a todos e todas, falou da importância de fazer um comparativo dos resultados de cada escola, isso para ver a evolução de forma individual, já que as metas dadas pelo Ministério da Educação – MEC são individuais levando em conta o primeiro resultado obtido no IDEB. Mas falou que, os resultados não traduzem na íntegra todos os esforços  realizados para as devidas melhorias, porém se tem ciência que estão em construção para o avanço da aprendizagem, e a melhora nos índices será consequência, sejam no âmbito nacional ou municipal. Na sequência a Equipe Diretiva, professoras e alunos falaram um pouco do trabalho pedagógico realizado pela escola e pontuarem as seguintes ações:
- Professores acreditaram e acreditam no projeto apresentado pela Equipe Diretiva que está na Gestão;
- Utilizam o esporte com e para os alunos afim de alcançarem um nível satisfatório de comprometimento e aprendizagem;
- Auxilio pedagógico, estrutural e profissional por parte da Smed, pois tem muitos projetos enviados pela Secretaria;
- A escola tem projetos próprios;
- No Mais Educação tem quinhentos e quatorze (514) alunos participando;
- Participação da Comunidade Escolar em toda a escola;
- A Escola acredita que todos podem apreender;
- Possui turmas do projeto Seguindo em Frente, para acabar com a distorção ano/série-ano;
- A Escola possui salas de recursos múltiplos;
- Supervisoras envolvidas com a aprendizagem e questões disciplinares fica a cargo da Direção;
- Família assume juntamente com a Escola os desafios;
- Atividades de integração entre as turmas sem distorção e as com distorção para acabar com o preconceito;
- Valorização do crescimento individual: primeiro o elogio, após se chama a atenção quando necessário;
- Parceria com a sociedade civil;
- CRAS e Conselho Tutelar são parceiros no resgate social das famílias;
- Reorganização do Currículo para o professor repensar suas práticas;
- Uma meta para o próximo ano é que os professores terão que ir até a casa dos alunos para conhecerem a realidade de cada um para que o trabalho tenha ainda mais efeitos positivos.

 Para encerrar o encontro a presidenta do CME/SL disse que o Projeto “Seguindo em Frente” é uma política de governo, mas que o debate e o trabalho deste Colegiado é transformá-lo em Política Pública.

 Acesse o link para ver os gráficos com os resultados de cada escola: IDEB 2011

 Em breve faremos um Boletim Informativo Extra com tema exclusivo sobre a E.M.E.F. João B. M. Goulart e seus trabalhos.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Plenária Extraordinária na E.M.E.F. João Goulart


O Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Plenária Extraordinária que Debaterá as Estratégias utilizadas pela E.M.E.F. João Belchior Marques Goulart para o grande salto do IDEB a realizar-se no dia:

18 de setembro de 2012, às 14 h , no Auditório da Escola – Avenida Leopoldo Wasun, s/nº, Vila Brás, – São Leopoldo.



* O Certificado de participação será enviado posteriormente.






segunda-feira, 10 de setembro de 2012

MINUTA DA NOVA LEI DE GESTÃO DEMOCRÁTICA

O Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo - CME/SL faz parte da Comissão Municipal de Revisão da Lei Municipal nº 6.134/2006, que " Dispõe sobrea Gestão Democrática do ensino público municipal de São Leopoldo e dá outras providências." A Minuta da Nova Lei de Gestão Democrática está disponível neste no Portal da Smed e neste Blog para análise e contribuição de toda a comunidade escolar da Rede Municipal de Ensino - RME de São Leopoldo.

As contribuições poderão ser realizadas das seguintes formas:
1. Assembleia dos Gestores Escolares – Será realizada as 19 horas do dia 18 de setembro, na EMEF Irmão Weibert, assembleia dos membros de Equipes Diretivas das Escolas Municipais para levantar contribuições que possam aperfeiçoar o texto;

2. Assembleias dos Conselheiros Escolares – Serão realizadas as 19 horas do dia 24 de setembro, na EMEF Irmão Weibert, assembleias, simultâneas e em separado, dos quatro segmentos que integram os Conselhos Escolares das Escolas Municipais. Para a preparação destas assembleias, solicitamos que cada Conselho Escolar promova no âmbito de sua Escola, entre 11 e 19 de setembro, assembleias gerais com os diversos segmentos da comunidade escolar e local para levantar contribuições que possam aperfeiçoar o texto em elaboração;

3. Reunião do Conselho Político Sindical – O CEPROL-Sindicato promoverá reunião dos professores municipais para discutir este tema, em data, horário e local a ser oportunamente divulgado pela entidade;

4. Envio de contribuições por e-mail – Além das assembleias programadas, qualquer membro de Comunidade Escolar da rede municipal poderá enviar à Comissão, até 05 de outubro, sua contribuição através do e-mail comissaogd.relator@saoleopoldo.rs.gov.br;

5. Audiência Pública – Após receber e sistematizar as contribuições apresentadas nas assembleias acima, enviadas por e-mail e encaminhadas pela SMED, CME e CEPROL, a Comissão promoverá uma Audiência Pública em 10 de outubro, as 19 horas, na Câmara Municipal, onde toda a comunidade terá mais uma oportunidade de opinar e contribuir para a
elaboração da nova Lei de Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de São Leopoldo.Envio de contribuições por e-mail – Além das assembleias programadas, qualquer membro de Comunidade Escolar da rede municipal poderá enviar à Comissão, até 05 de outubro, sua contribuição através do e-mail comissaogd.relator@saoleopoldo.rs.gov.br;

6. Plenária Extraordinária do Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo- CME/SL a ser realizada no final do mês de setembro para analise e sugestão de melhorias do tema em tela pelo Colegiado.

Estamos a disposição!

Atenciosamente,
Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo - CME/SL

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O Crescimento da Escola na Avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB


Após a divulgação da Avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2011, o Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo – CME/SL realizou uma avaliação do desempenho de cada escola do município a fim de averiguar a situação de cada uma em relação as avaliações anteriores. Com isso foi verificado que a EMEF João Goulart melhorou seu índice, pois passou de 2,9 para 4,2. A mesma vinha mantendo seu índice em 2,8 e 2,9, desde 2005 até 2009 não atingindo as metas do Governo Federal,. No entanto, em 2011 avançou significativamente, ultrapassando a sua meta estipulada para o ano.

Com esta análise, a Mesa Diretora do CME/SL visitou a escola na manhã do dia 23 de agosto para dialogar com a Equipe Diretiva, Sr. Cláudio – Diretor, Sra. Soleci – Vice Diretora e Sra. Ana – Supervisora Pedagógica, e com os professores. O grupo foi parabenizado e falou a respeito do seu trabalho pedagógico com a comunidade escolar. O CME/SL considera que o objetivo da análise do resultado do IDEB não é a comparação entre as escolas e sim o crescimento de cada uma. Uma vez que o Ministério da Educação - MEC estipula uma meta para cada instituição escolar.

A partir dessa análise e diálogo feita pelo Colegiado em Plenária Ordinário, ocorrida em 29 de agosto, decidiu-se de forma unânime, a realização de uma Plenária Extraordinária Aberta a ser realizada na EMEF João Goulart para que esta escola possa explanar o seu trabalho pedagógico e assim contribuir para que outras consigam também avançar no índice, mas acima de tudo que tenham uma educação significativa. A previsão é que esta Plenária ocorra no mês de setembro e será divulgada com antecedência.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ATENÇÃO!!! SELO COMEMORATIVO!!!

A pedido das escolas, foi prorrogada a entrega das sugestões do SELO COMEMORATIVO para até dia 19 de setembro, às 17h na sede do CME/SL.

Estamos a disposição!

Atenciosamente,

Assessoria Técnica